Fonte:
http://www.civiam.com.br
Baixa visão ou visão subnormal é uma deficiência que requer a utilização de estratégias e de recursos específicos. Segundo informações obtidas no blog “Sala de recursos multifuncionais” os alunos com deficiência visual contam com o auxílio de recursos ópticos e não ópticos. Recursos ópticos são lentes ou recursos que possibilitam a ampliação de imagem e a visualização de objetos, favorecendo o uso da visão residual para longe e para perto. Já os auxílios não-ópticos referem-se às mudanças relacionadas ao ambiente, ao mobiliário, à iluminação e aos recursos para leitura e para escrita, como contrastes e ampliações, usados de modo complementar ou não aos auxílios ópticos, com a finalidade de melhorar o funcionamento visual. Incluem, também, auxílios de ampliação eletrônica e de informática, como a lupa eletrônica.
A lupa eletrônica é usada por pessoas
que necessitam de grande ampliação de textos e imagem. Constitui-se basicamente
de uma micro-câmera aliada a um circuito eletrônico que amplia textos e imagens.
Entretanto, existem hoje no mercado vários modelos de lupas eletrônicas para
leitura, sejam elas portáteis ou de mesa, com funções e preços variam.
Segundo o Conselho Brasileiro de
Oftalmologia, o Brasil tem cerca de 4 milhões de deficientes visuais, sendo
que, três em cada quatro apresentem visão subnormal. O uso da lupa eletrônica
é uma importante ferramenta pedagógica de inclusão e garante certa
independência dos deficientes visuais quando inseridos na sociedade.
Pessoas com baixa visão ou visão
subnormal apresentam sérias dificuldades para os afazeres habituais. Com o
auxilio da lupa eletrônica passam a ter acesso a informações, de forma
autônoma, na escola, em casa, na rua ou no supermercado diante da necessidade,
por exemplo, de verificar preços, ler rótulos de embalagens, entre outros. Os
modelos portáteis disponíveis são práticos e podem ser levados a qualquer
lugar.
É importante que as
escolas e as Universidades preparem os estudantes com deficiência para a vida de
modo a se sentirem incluídos na sociedade. Em pesquisa ao site da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constatou-se
que existe na Biblioteca Universitária um Ambiente
de Acessibilidade Informacional
(AAI). Esse ambiente foi criado em 2010
mediante incentivo financeiro do Programa de Acessibilidade na Educação
Superior, que propõe ações que garantam o acesso pleno de pessoas com deficiências,
às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram apresentados os
serviços oferecidos pelo AAI, tais como disponibilização de espaço físico para
estudo, as tecnologias assistivas* para empréstimo e uso no local, o processo de
adaptação de material didático, empréstimo de acervo Braille e audiolivros, aos
usuários com cegueira ou baixa visão da
graduação.
*
Tecnologia
assistiva refere-se a recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou
ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente,
permitir que essas pessoas tenham uma vida independente, entre eles a lupa
eletrônica.


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